Fé e Religião

Lucas Ribeiro e o grupo GimVi
Lucas Ribeiro e alguns amigos do grupo GimVi

– Fotos: Acervo pessoal e site Orkut

A fé de Lucas Ribeiro vem desde o nascimento, logo na escolha do nome – segundo a mãe de Ribeiro, o nome é inspirado no evangelista da Bíblia é também no jornalista Lucas Mendes. Logo no final do ano de 1988, Lucas foi batizado na Igreja Católica. Desde sempre, a mãe estimulou o hábito de participar da Igreja, acompanhando-o às missas dominicais.

Mas é a partir de 1993, quando Lucas e sua família mudam do distrito do Vale do Jatobá para o bairro Betânia, que a relação do garoto com a Igreja começa a crescer. Em aproximadamente três anos, ele passa a integrar o grupo de teatro que fazia apresentações durante a homilia da Missa das Crianças, na Paróquia São Sebastião do Betânia. No ano de 1998, Lucas fez a sua Primeira Comunhão, após um período de preparação de dois anos na Catequese.

Apesar do grupo de teatro que ele participava ter acabado em meados de 1999, Lucas não deixou a sua fé apagar e continuou participando da mesma missa, sendo que um tempo depois foi convidado para ser leitor de forma eventual. Em julho de 2004, ele ingressou no Ministério de Leitores que fora instituído pela Paróquia nesse período.

De agosto de 2004 a junho de 2005, Lucas Ribeiro fez o que foi, para ele, a melhor caminhada na fé que fez na sua vida até então, rumo ao sacramento da Crisma com a turma CPM 22.7 (Crismados Pelo Mestre – 22 Crismandos e 7 catequistas). A presença do Espírito Santo fez com que o garoto se sentisse impulsionado para buscar novos caminhos na sua vida religiosa.

Após a Crisma, Lucas ingressou-se no Grupo Interparoquial Missionário Villaregia (GimVi), parte integrante da Comunidade Missionária de Villaregia (CMV), onde permanece até hoje. Além de participar do grupo GimVi, Lucas Ribeiro é catequista de Crisma no bairro Betânia há três anos.

Lucas Ribeiro na turma de Crisma CPM 22.7 (2004)
Lucas Ribeiro na turma de Crisma CPM 22.7, em 2004

Saiba mais…

Confira abaixo alguns tópicos especiais sobre Lucas Ribeiro, a Fé e a Religião:

  • Apesar de ser católico, Lucas é bastante receptivo com as pessoas de outras seitas e religiões, principalmente as cristãs – prova disso é que a família materna participa da Igreja Assembléia de Deus.
  • Lucas participou de um grande encontro de jovens – o 1º Encontro Nacional do GimVi Jovens – que contou com a presença dos grupos GimVi das cidades de Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, Pirajú/SP e do Movimento Jovem de Santa Maria de Itabira/MG. Confira algumas fotos do encontro, clicando aqui.
  • Em 2009, Lucas fará duas novas experiências: o Grande Encontro, em comemoração aos 20 anos do Movimento Jovem de Santa Maria de Itabira nos dias 1º, 2 e 3 de maio, no qual o grupo GimVi também marcará presença; e o 3º Meeting Giovani (Encontro Missionário Internacional dos Jovens) em Villaregia, sede da CMV na Itália, de 6 a 9 de agosto, sendo que Lucas permanecerá nesse país de 3 a 20 de agosto.
  • No GimVi, Lucas desenvolve atividades na área da Liturgia. Um dos frutos gerados junto com a equipe de Liturgia do grupo, é a Missa do GimVi que ocorre a cada segundo domingo do mês na Paróquia São Sebastião, às 19h30min.